Uma escola para o

novo mundo

A metodologia da Involve School se baseia em acompanhar de perto o desenvolvimento dos pais, das mães e das crianças. Para isso, oferecemos suporte e assessoria aos tutores da criança, dando continuidade em casa a todo o ensinamento aplicado com a nossa equipe psicopedagógica. Aqui, todos se envolvem para criar um ambiente saudável e harmônico para toda a família. O envolvimento é completo para formar indivíduos íntegros e aptos para um mundo cada vez mais complexo.

Metodologia educacional

diferenciada

A Involve School alinha o desenvolvimento motor e cognitivo da criança com habilidades emocionais, quesito especial para estar apta a crescer de maneira sadia em um mundo tão complexo. Estimulamos a atenção voluntária de cada criança para gerar consciência e integração do corpo, da mente e do ser. Sabemos que o organismo reage diretamente aos sentimentos, por isso, na mesma medida em que é importante nutrir o corpo para ter uma mente saudável, é preciso cuidar da mente para ter um corpo são também.

Com as diversidades do mundo atual, é necessário preparar a criança de forma inteligente e assertiva. Para gerarmos um método exclusivo e efetivo, unimos o melhor de quatro grandes metodologias de ensino. Foi preciso estudar e selecionar diferentes processos
para entender o que realmente funciona.

Metodologia

Construtivista

O aluno constrói o conhecimento, formulando hipóteses e resolução de problemas, adquirindo autonomia com ênfase no aspecto de aprendizagem

Metodologia

Freiriana

Voltada para a alfabetização, aspectos culturais, sociais e humanos, construindo confiança para que a criança entenda o mundo por meio do conhecimento

Metodologia

Montessoriana

O aluno pode utilizar o conhecimento adquirido como base para a abstração, e, assim, assimilar novos conceitos

Metodologia

Comportamentalismo

Com foco na técnica, processo e material postos em jogo, para que os resultados sejam mensurados e os alunos aprendam comportamentos conforme determinadas necessidades sociais

Infraestrutura

ÁREA VERDE E RECREATIVA COM + DE 1000m²

e contato saudável com animais de pequeno porte

Aprendizado social
e emocional

Elas são divididas em

grandes grupos:

Estes grupos envolvem o desenvolvimento da criatividade, perseverança, autoconfiança, tolerância, autonomia, altruísmo, entre
outras competências que permitem que o indivíduo equilibre suas emoções e utilize de suas habilidades para atingir um objetivo sem gerar conflitos.


São ferramentas essenciais para viver em harmonia consigo mesmo e com a sociedade, e, portanto, construir boas relações familiares, afetivas e de amizade.

Benefícios

a curto e longo prazo

A criança que desenvolve habilidades socioemocionais, apresenta um desempenho muito melhor e se interessa em aprender conteúdos novos. Trabalhar em grupo torna-se fácil por ter controle de suas emoções e por se tornar um indivíduo empático e destemido, que aprende com os erros e supera resultados ruins. Quando jovem e adulta, uma pessoa emocionalmente inteligente está muito mais apta a desenvolver liderança, consciência e determinação para atingir objetivos.

Habilidades desenvolvidas

Educação socioemocional

AUTOCONTROLE

Aprender a controlar impulsos, saber lidar com estresse, ter disciplina,
automotivação, buscar objetivos, construir habilidades organizacionais.

HABILIDADES SOCIAIS

Comunicação, engajamento
social, construir relações e saber trabalhar em grupo.

CONSCIÊNCIA SOCIAL

Saber olhar as coisas em perspectiva, desenvolver
empatia, apreciar diversidade e respeitar os outros.

TOMADA DE DECISÃO RESPONSÁVEL

Identificar problemas, analisar e avaliar situações, solucionar problemas, refletir, ter responsabilidade e ética.

AUTOCONHECIMENTO

Identificar emoções, ter percepção afiada, reconhecer pontos fortes, desenvolver autoconfiança e autoeficácia.

Família e escola

Construindo juntos

Família e escola

Construindo juntos

A família e a escola formam uma equipe, sendo assim, é fundamental que estejam alinhadas aos mesmos princípios e critérios no desenvolvimento educacional da criança, tomando o mesmo rumo na direção de valores e objetivos que desejam atingir. A interação
entre pais, professores e psicólogo conduz a criança a um caminho muito mais próspero, direcionando seu comportamento ao equilíbrio, e tornando o aprendizado muito mais efetivo.

A família e a escola formam uma equipe, sendo assim, é fundamental que estejam alinhadas aos mesmos princípios e critérios no desenvolvimento educacional da criança, tomando o mesmo rumo na direção de valores e objetivos que desejam atingir. A interação
entre pais, professores e psicólogo conduz a criança a um caminho muito mais próspero, direcionando seu comportamento ao equilíbrio, e tornando o aprendizado muito mais efetivo.

Tutoria

Involve

A Escola mantém uma estreita e permanente relação com os pais dos alunos, especialmente através da tutoria, exercida pelos professores e psicólogo. A função do tutor é de acompanhar individualmente o desenvolvimento de cada
aluno em todos os sentidos e coordenar uma ação educativa em comum com os pais, através de entrevistas periódicas.

Além da tutoria, os pais são cuidadosamente auxiliados em sua tarefa educativa, através de palestras e cursos de orientação familiar proporcionados exclusivamente aos seus alunos e familiares com material próprio, favorecendo o desenvolvimento da personalidade em todos os aspectos, com uma visão transcendente da vida nos primeiros anos escolares.

Tutoria

Involve

A Escola mantém uma estreita e permanente relação com os pais dos alunos, especialmente através da tutoria, exercida pelos professores e psicólogo. A função do tutor é de acompanhar individualmente o desenvolvimento de cada
aluno em todos os sentidos e coordenar uma ação educativa em comum com os pais, através de entrevistas periódicas.

Além da tutoria, os pais são cuidadosamente auxiliados em sua tarefa educativa, através de palestras e cursos de orientação familiar proporcionados exclusivamente aos seus alunos e familiares com material próprio, favorecendo o desenvolvimento da personalidade em todos os aspectos, com uma visão transcendente da vida nos primeiros anos escolares.

Aulas extras

A Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. Na educação infantil, a prioridade deve ser ajudar a criança a ter uma percepção adequada de si mesma, compreendendo suas possibilidades e limitações reais e ao mesmo tempo, auxiliá-la a se expressar corporalmente, conquistando e aperfeiçoando novas competências motoras.

A Involve School oferece aos seus alunos um programa exclusivo de Mindfulness, através do treinamento em técnicas de atenção voluntária e contemplativa, diferentes tipos de respiração, e técnicas para que as emoções sejam percebidas com consciência, é possível aprender a desenvolver estabilidade mental para o equilíbrio do corpo.

A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior. A música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima onde a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações.

Desenvolver a imaginação é tão importante como aprender a falar, saber as cores e contar até 100. Além disso, as artes são uma excelente forma das crianças se expressarem, quebrando as barreiras linguísticas, principalmente em idades em que o discurso verbal ainda não está completamente assimilado. Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança, já que gestos e traços desenvolve sua atividade mental.

Enquanto a bola está nos pés de meninos e meninas, o futebol dá aulas práticas de respeito, coragem, estratégia e resiliência – valores fundamentais para a vida. O futebol na Involve School tem como objetivo possibilitar às diferentes faixas etárias o desenvolvimento, de forma progressiva, de habilidades motoras e capacidades físicas que remetem às condutas praticadas no jogo. Dando sequência ao trabalho realizado nas aulas de Educação Física, a base estrutural é o desenvolvimento e a consolidação das condutas psicomotoras, controle das emoções, perseverança, superação e resistência à frustração.

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais. Na Involve School as aulas de ritmo centram-se na criatividade e nas possibilidades de movimento. Facilitar a socialização e contribuir para o relaxamento muscular e psicológico de cada aluno é um dos fatores que tornam essa prática muito importante.

Os jogos e brincadeiras dirigidas desenvolvem habilidades específicas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e desenvolvem a linguagem como forma de comunicação. A criança cria, recria, inventa e pratica. Os jogos e brincadeiras dirigidas são momentos exclusivos da Involve School, onde os pequenos terão oportunidade de escolher aquilo que mais lhe agrada em brincadeiras e jogos com objetivo de desenvolver habilidades, capacidades e aptidões nestes primeiros anos de vida, fazendo isso da forma que mais gostam e brincando.

Estudos já comprovaram que plantas influenciam positivamente o humor, acalmando e são capazes de aumentar instantaneamente o nível de felicidade das pessoas. É por isso que usamos essa oportunidade que a natureza oferece e ensinamos aos nossos pequenos os valores de respeito à natureza, aceitar as diferenças, ter paciência, conhecimento do ciclo da vida, responsabilidade e alimentação saudável. Tudo isso através da horta e jardinagem. Não tenham dúvida do quanto esse momento é positivo na rotina de uma criança saudável.

De maneira lúdica e leve, as aulas de libras faz as crianças a perceberem as diferenças entre as pessoas e as necessidades de comunicação com os surdos. O processo é inclusivo, ajuda na percepção das regras sociais, habilidades motoras, desenvolve a memória e ensinam as crianças a se expressarem com o corpo. Lidar com as diferenças desde cedo é muito especial.

Atividades que fogem do padrão tradicional de ensino estimulam muito o desenvolvimento das crianças no processo pedagógico. Nas aulinhas de culinária, elas se encantam pelo aroma dos temperos, o colorido dos legumes e a magia de preparar os alimentos. Mas os benefícios vão muito além do cheirinho bom e do apetite aguçado. Elas exercitam o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza. Muitos conseguem romper a dificuldade de consumir alimentos diferentes e desconhecidos, criando referenciais saudáveis, sem neurose, sem cobrança e mais nutritiva.

Nossos judocas mirins aprendem muito mais que uma prática esportiva. O judô é um instrumento de crescimento pessoal, favorecendo o autoconhecimento, a autoestima, o equilíbrio e a disciplina. No tatame, as crianças absorvem valores humanos, o respeito aos amigos, estimula a competição sadia, canalizando toda a energia de forma positiva.

As aulas de educação física completa o ensino dado em sala de aula, fazendo a criança aprimorar suas noções corporais, de velocidade, flexão e suas capacidades motoras. Elas experimentam exercícios motores diferentes, desafios individuais e coletivos, construindo caminhos de autoconhecimento, capacidades, forças e dinamismo.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam
em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”

Jean Piaget